11 setembro 2006

WTC - 05 ANOS DEPOIS...



O mundo não esqueceu. 05 anos depois, ainda colhemos os frutos dessa tragédia. O 11 de Setembro de 2001 ficou na História como o maior ataque terrorista contra o territorio americano. Os mortos nos ataques de 11 de Setembro de 2001 foram milhares: 265 nos aviões; pelo menos 2602 pessoas, incluindo 242 bombeiros, no World Trade Center; e 125 no Pentágono. Pelo menos 2992 pessoas foram mortas. Além das Torres Gêmeas de 110 andares do World Trade Center , cinco outras construções nas proximidades do WTC e quatro estações subterrâneas de metrô foram destruídas ou seriamente danificadas. No total, foram 25 prédios danificados em Manhattan. Em Arlington, uma parte do Pentágono foi seriamente danificada pelo fogo e outra parte acabou desmoronando.

Por que o WTC caiu?

Existe muita especulação sobre as causas do efeito implosório, observado nos desabamentos das Torres Gêmeas do WTC. Embora sem precedentes na história, a razão de tal queda tão sincronizada acontecer, ainda é um mistério para a ciência que vem sendo debatida por arquitetos, engenheiros de estrutura e agências governamentais, todos voltados a segurança do meio ambiente e interessadas nas respostas ao seguinte questionamento; Até que ponto, os cálculos matemáticos e as técnicas de implosão programada atenderiam ao desmanche das grandes estruturas?
Sobre as colisões, deve-se considerar que a força dos impactos com as torres foram relativamente nulas, tendo em vista o efeito trespassador observado quando as velocidades relativas são muito grandes.
Contudo a queima de 91m³ (24.000 galões) de querosene líquidos "praticamente injetados dentro das torres", somado ao design do WTC e as zonas de baixa pressão localizadas nas aberturas “as janelas panorâmicas dos andares superiores por onde os destroços da aeronave abriram fendas”, deram inicio ao efeito chaminé acelerado, tal efeito acontece quando a convecção de gases numa chaminé é apressado pelo calor de chamas em seu interior. O alto poder caloríco conseguido nesses ciclos promove uma reação semelhante ao jato de um maçarico. Essa pois, a causa da falência localizada na estrutura do WTC e que deu inicio ao aspecto de uma implosão programada.Esta é contudo a versão oficial.
O grande problema que se coloca é conseguir provar o que acima está descrito, dado que tal facto é fisicamente impossível.
Cinco anos depois dos ataques, os EUA ainda vivem com o fantasma do terrorismo e isso nota-se no dia-a-dia e também nas manifestações artisticas. Vários filmes e fotografias tentam explicar o que se passou nesse dia.Para recordar o que não conseguem esquecer, vão erguer um memorial no local onde estava o World Trade Center.O 11 de Setembro mexeu na política, na economia, nas relações internacionais, foi o dia em que o mundo parou, mudou e o terrorismo abriu caminho para um novo tipo de atentados .

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

Vicente Adeodato disse...

Grande pequeno Érico, seu blog parece que vai decolar de vez, tá muito legal.
Mas o motivo desse post você sabe qual é: O seu aniversário.
Parabens e muitas felicidades amigo Érico.

Hugo Azevedo disse...

Oh meu caro amigo Érico!parabéns pelo seu aniversário, muita saúde e muita paz pra você! grange abraço