23 fevereiro 2007

QUEM CRIOU O BLOG ? CONHEÇA UM POUCO DE SUA HISTÓRIA!


"Alguem já parou pra saber quem criou o blog? Eu confesso, que já estou a seis mêses nesse mundo , e nunca tive a curiosidade de saber quem foi o seu criador. Conversando com meu amigo Marcio Santos, do
blog Christian Contemporary Music, resolvemos fazer uma pesquisa na internet sobre o assunto e vejam o que descobrimos."

Jorn Barger, autor de um dos primeiros FAQ - Frequently Asked Questions, foi o editor do blog original e concebeu o termo - "weblog" - em 1997, definindo-o como uma página da Web onde um diarista (da Web) relata todas as outras páginas interessantes que encontra. O termo foi alterado por Peter Merholz, que decidiu pronunciar "wee-blog", que tornou inevitável o encurtamento para o termo definitivo "blog". Rebecca Blood, pioneira no uso de blogs, relatou suas experiências, explicando que em 1999, os blogs eram rudimentares em design e conteúdo, mas aqueles que os produziam achavam que estavam realizando algo interessante e decidiram ir adiante. Os blogueiros referenciavam entradas interessantes em outros blogs, normalmente adicionando suas opiniões. Créditos eram concedidos a um blogueiro individual quando outros reproduziam os links que este havia encontrado. E assim a comunidade cresceu.

O panorama mudou quando diversas empresas lançaram softwares desenvolvidos para automatizar a publicação em blogs. Um destes softwares, chamado Blogger, apresentava enorme facilidade para publicação de conteúdo, foi adotado por centenas de pessoas.

No início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação – o permalink, que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente - uma URL – O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog. Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs que ainda não ofereciam tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores. A blogosfera, termo que representa todos os blogs, como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de cinqüenta; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 50 milhões de blogs, tendendo a dobrar a cada seis meses.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: