26 outubro 2007

AONDE VAMOS PARAR?



O delegado da Polícia Federal de Uberaba (MG), Ricardo Ruiz da Silva, disse que o presidente da Copervale, confirmou, em depoimento, que a empresa usava soda cáustica no leite longa vida (o de caixinha) integral. Silva, ouviu também funcionários da empresa desde os que faziam análise química do leite até o coordenador de todo o processo e a maioria também confirmou o uso da soda. O presidente é um dos 27 suspeitos presos durante a operação Ouro Branco, realizada dia 22 deste mês pela PF nas cidades de Uberaba e Passos.

A ação tinha o objetivo de desbaratar uma quadrilha que, segundo a PF, adulterava o leite longa vida no Triângulo Mineiro para aumentar o prazo de validade e o volume do produto.

Silva disse ainda que a PF vai investigar a possibilidade da fórmula ter sido passada para outras cooperativas. "Começamos a receber ligações de funcionários de outras empresas do país dizendo que há vários locais colocando soda cáustica no leite", disse.

Além da Copervale, uma segunda cooperativa, a Casmil, de Passos, estaria envolvida. Juntas, as duas produziriam 400 mil litros de leite por dia. A Casmil é acusada de adicionar peróxido de hidrogênio (água oxigenada) ao leite, substância que disfarça más condições sanitárias de conservação e transporte, enganando os compradores.

CUIDADO!!!

O peróxido de hidrogênio pode causar a redução do seu valor nutricional. Quem o ingere pode ter fortes dores de estômago e até morrer, dependendo da concentração, segundo o laudo obtido pela Procuradoria mineira.

A soda cáustica pode, por exemplo, danificar a mucosa intestinal, causando até perfurações.

A Parmalat e a Calu estam entre os compradores de leite das cooperativas Coopervale e Casmil, segundo a Polícia Federal. Sete lotes de leite integral tipo longa vida comercializados por estas empresas foram interditados preventivamente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nesta sexta-feira. Segundo ela, a interdição foi determinada com base em laudos da Polícia Federal que constataram irregularidades no processamento do leite.


ATENÇÃO PARA OS LOTES ADULTERADOS!

Parmalat - lotes LCZL062:3 e LCZL01 12:42
Calu - lotes 4G, 4K e 4W
Centenário - lote 1 (com fabricação em 25/07/2007) e lote 2 (com fabricação em 28/07/2007)

Por "medida de precaução e segurança à saúde", a Anvisa orienta as pessoas que tiverem leites destes lotes em casa não os consumirem enquanto as investigações estiverem em andamento. Para a Anvisa, a ingestão do leite não representa risco iminente à saúde, mas a orientação é para que as pessoas fiquem atentas ao eventual surgimento de sintomas.

Quem perceber qualquer aspecto diferente no leite na cor, odor ou sabor deve comunicar o fato à Vigilância Sanitária local ou entrar em contato com a própria Anvisa pelo e-mail:
ouvidoria@anvisa.gov.br.

Fonte: Folha On line

Eu só queria saber desses crápulas que só visão o lucro, não importando o meio como conseguirem, se eles seriam capazes de darem um leite desses para seus filhos beberem?

Nenhum comentário: