25 julho 2007

COMO SURGIU O CELULAR?


Motorola DynaTAC 8000X (1982)

*Em 1973, a Motorola exibiu um protótipo do primeiro telefone portátil do mundo. O aparelho, que media mais de 30 centímetros, pesava quase 1 quilo e custava cerca de 4 mil dólares, começou a ser vendido a partir de 1983. Conhecido como Motorola DynaTAC 8000X, sua bateria se esgotava em 20 minutos e sua memória armazenava 30 números de telefones. Podia não ser exatamente bonito, mas permitia comunicação móvel ao menos para quem conseguisse carregá-lo.

Embora o registro da primeira ligação de um telefone celular seja de 3 de abril de 1973, quando o pesquisador Martin Cooper, da Motorola, fez uma chamada de uma esquina do centro de Nova Iorque para um telefone fixo, a idéia básica do serviço remonta a 1940.

A mãe do telefone móvel, na verdade, é a austríaca Hedwig Kiesler (mas conhecida pelo nome artístico Hedy Lamaar), uma atriz de Hollywood que estrelou o clássico Sansão e Dalila (1949).

Hedy tinha tudo para virar celebridade, mas pela inteligência. Ela foi casada com um austríaco nazista fabricante de armas. O que sobrou de uma relação desgastante foi o interesse pela tecnologia.

Nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados da Marinha haviam sido interceptados por inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a idéia: um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar mudando o canal, para que a conversa não fosse interrompida. Era o nascimento dos celulares, patenteado em 1940.

Fonte: IDG Now

Que mulher de visão hein? Uma mulher a frente de seu tempo. Ela só não sabia que no futuro o mundo iria adotar sua idéia. Em homenagem a ela o celular deveria chamar-se celamaar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei! Vou ter que fazer uma pesquisa para a escola e achei bem interessante \o/