14 setembro 2007

A NOVA FEBRE DA WEB



Expresse na web o que você esta pensando, o que está sentindo, o que está fazendo nesse exato instante...



A pontualidade em relatar na web o que está se fazendo neste momento agora é possivel graças ao Twitter. A curiosidade sobre este exato instante na vida de amigos ou desconhecidos conduz a um novo fenômeno da publicação online: o microblogging.

A idéia está longe dos posts que o Blogger, serviço lançado pela Pyra Labs em 1999, ajudou a popularizar com sua idéia do blog como uma ferramenta de publicação pessoal.

Ambas as idéias, porém, vêm da mesma cabeça: Evan Willians, fundador da Pyra Labs, que abandonou o Google um ano após o buscador comprar sua empresa para apostar na publicação pessoal de maneira ainda mais pontual.

Se o blog dá uma notícia sobre sua vida, o Twitter se aproxima mais do conceito de plot usado no teatro - em uma frase, você resume o que está fazendo no momento, um pensamento recorrente ou um recado para seus amigos.

A Abrevidade das mensagens fez com que o Twitter já nascesse interagindo com outros serviços de comunicação que lidam muito bem com mensagens curtas, como telefones celulares ou mensageiros instantâneos.

Com todos os passos à mão para se cadastrar no Twitter, resta uma dúvida: por que o mundo estaria interessado no que você está fazendo exatamente neste momento?

Não há uma resposta clara para isto, da mesma maneira como os blogs foram caracterizados como diários pessoais de adolescentes durantes anos antes de terem suas ferramentas adotadas pela grande imprensa.

Em razão do grande volume de mensagens curtas, o conceito de rede social do Twitter se baseia em consumir pílulas de informação sobre seus amigos quase em tempo real, engatando conversas em certas situações que lembram as páginas de recados do Orkut.

Além de relatar suas atividades, o Twitter pode se transformar em fórum online, com usuário trocando mensagens entre si.

Para conhecer a pagina oficial do Twitter e efetuar seu cadastro, clique aqui.

Fonte: IDG NOW

Nenhum comentário: