13 novembro 2007

BOMBA!



Google É PROCESSADO POR VIOLAÇÃO DE PATENTE

O Google está diante de um processo federal por violação de patentes, movido pela Universidade Northeastern University (Boston, EUA), em relação à tecnologia usada em seu sistema de buscas na web.

Os responsáveis pela queixa são a Northeastern University e a Jarg, uma empresa iniciante criada por um professor da Northeastern University que detém licença exclusiva sobre uma tecnologia de busca patenteada em 1997, um ano antes de o Google ser estabelecido.

Segundo um porta-voz, o Google considera que o processo não tem base. "Embora ainda não tenhamos sido intimados, estamos cientes da queixa e acreditamos que seja infundada, com base em nossas investigações iniciais", disse Jon Murchison, porta-voz do Google.

Michael Belanger, presidente e co-fundador da Jarg, declarou que a empresa havia descoberto a violação alguns anos atrás, mas não dispunha de recursos para levar adiante um processo até localizar um escritório de advocacia disposto a trabalhar no caso.

Os responsáveis pela queixa querem julgamento por júri e um mandado que impeça novas violações da patente, bem como indenização compensatória e punitiva e royalties pelo período de uso.

Fonte: G1 Notícias

Nenhum comentário: