02 dezembro 2007

INAUGURADA A TV DIGITAL NO BRASIL




Às 20:30 horas do dia de hoje, o Presidente Luiz Inacio Lula da silva, inaugurou oficialmente a transmissão da TV digital no Brasil.

O que muda com a TV Digital?

O primeiro grande impacto é a ALTA DEFINIÇÃO, que aparece na mídia com as siglas HD (High Definition - Alta Definição) ou HDTV (High Definition Television - Televisão de Alta Definição) em inglês. Alta Definição significa ver mais detalhes na imagem (como nos cinemas, por exemplo). A introdução da HDTV será gradual, (mas as transmissões acabam de iniciar no formato digital com resolução comum conhecida como SD de Standard Definition). O telespectador vai sentir a diferença, porque as distorções da TV analógica já citadas desaparecerão, ou seja, teremos uma imagem limpa e ainda um som com qualidade dos atuais CDs.

Mobilidade e Portabilidade são características que vão acabar com a angústia de chegar rapidinho em casa para não perder “Aquele Programa”. O nosso sistema de TV Digital permite que os programas possam ser vistos dentro de ônibus, carros, barcos, aviões, Lap tops, em celulares com os telespectadores em movimento, nos desk tops dos escritórios, ou até com receptores de bolso.

Multiprogramação - É uma alternativa para a Alta Definição, que permite ver programas diferentes no mesmo canal, ou ver o mesmo programa com vários ângulos/posições diferentes (muito bom para esportes em geral). Poderá reduzir conflitos em casa: Um vê Novela, Outro vê Notícias, o Terceiro vê Esportes e o Quarto vê Desenhos. Esse recurso é configurável e a Emissora poderá diminuir o número de canais aumentando a resolução; por exemplo, dois programas com resolução maior que o SD, mas menor que o HD. Para usar esse recurso, precisa ter um aparelho para cada programa, até porque o Áudio vem embutido no vídeo do programa

A interatividade permitirá fazer compras pela TV (sem ter que usar telefone), votar em pesquisas, consultar o guia de programação das emissoras e outros serviços que vão aparecer à medida que a TV Digital for se consolidando em todo país.

O que é preciso fazer para assistir a TV Digital?

A primeira providência é verificar se no seu endereço é possível receber imagem de TV em UHF (Ultra High Frequency - Freqüência ultra-alta), usando ANTENA INTERNA. Elas são pequenas e diferentes das normalmente vistas em instalações de Antenas Coletivas. Se não for possível, será necessário instalar uma ANTENA EXTERNA de UHF.
Resolvido esse problema , é preciso conhecer um outro produto chamado de Set-top box (Conversor de TV Digital).

Para que serve esse dispositivo?

Basicamente ele executa três funções:

1 - Converte a TV analógica em TV digital para os atuais televisores analógicos ou as telas de LCD e Plasma já a venda.
2- Permite Interatividade.
3 - Permite funções adicionais como, por exemplo, usar um disco rígido chamado PVR (Personal Vídeo Recorder – Ele substitui os atuais Videocassete, mas com qualidade digital) para gravar programas.

Por enquanto somente a capital de São Paulo estará recebendo o sinal digital, chegando ao Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte ao longo de 2008 e nas demais capitais em 2009. A implantação completa do sistema de tv digital deverá ser concluída até 2016.

BEM-VINDOS A ERA DA TV DIGITAL!

Nenhum comentário: